terça-feira, 19 de março de 2013

[RESENHA] - O Último Beijo


Jasmim é uma menina, como outra qualquer, que está passando pela adolescência. Ela tem que lidar com diversos problemas, como o fato de sua mãe ter falecido quando ela nasceu e seu pai nunca estar em casa. Porém, sua vida não é só tristeza. Ela tem uma amiga chamada Ana Paula que é aventureira e adora mete-la em confusões. Como se não bastasse, ainda conhece um rapaz: Gabe. Gabe é instável, cínico, genioso e ridiculamente lindo. Diferente dos outros, rapidamente faz com que Jasmim fique atraída por ele. Ela estará disposta a dar o que ele pede em troca?! Qual a relação dele com seus pesadelos constantes?! Será que ela realmente sabe quem são as pessoas que ama?! Conheça essa envolvente historia cheia de aventuras, mistérios e romance!


INFORMAÇÕES:Edição: 1
Editora: Dracaena
ISBN: 9_788582_180044
Ano: 2012
Páginas: 293

Skoob: [LINK AQUI]


***

Com seu livro o Último Beijo, a autora Cacá Adriane nos leva a conhecer um romance pulsante. Em meio a uma avalanche de livros com anjos, vampiros e tantos outros seres míticos, pela primeira vez fui surpreendido pelos caminhos que Cacá direcionou sua história. 

Em O Último Beijo viveremos um típico romance de colegial. Jasmim Acaiah é toda atrapalhada, nunca foi beijada, e sofre com as crises que qualquer adolescente de sua idade está propenso a sofrer. Confesso que fiquei altamente irritado com Acaiah no inicio, meio e fim do livro. 

Digo isso porque Gabe, que é o galã da história, a trata mal o tempo todo e ela simplesmente não dá um tapa na cara do idiota. Ela apenas se apaixona pelo otário. Isso me irritou. E achei isso o máximo. Porque queria entrar no livro e defender ela, quebrar a cara do idiota. 

No começo o livro pende muito pro lado romance adolescente e conforme a trama vai se tornando mais densa, pouco a pouco Cacá vai deixando sua escrita mais acelerada e um suspense no ar. 

Cacá possui uma escrita muito leve, OUB é um livro pra você ler no final de semana enquanto vai viajar para algum lugar, ou enquanto vê a chuva caindo numa tarde de domingo. 

Finalmente quando a leitura pega embalo, a autora começa a nos proporcionar doses de ação mais intensas. A narrativa deixa aquele lado adolescente e passa a ficar muito mais interessante. 

Foram nos últimos capítulos que a autora investe todo seu potencial. É perceptível esse aumento de nível de tensão, e quando você chega no final, só posso falar uma coisa: Surpreendente. Nunca imaginaria algo desse gênero. 


Critérios de avaliação: 

a) Arte da capa. 
A capa de OUB é muito convidativa, mas achei muito exagerado o uso da cor preta. Poderia ser melhor aproveitada.


b)Trama 
Cacá nos apresenta uma história com um tema novo. Une o sobrenatural com o natural, sim, do mesmo jeito que muitos outros autores já fizeram, mas dessa vez não vemos zumbis, vampiros ou sei lá mais o que caiu na modinha. Curiosos? Então leiam o livro.. srsrsr


c) Caracterização de personagens 
Tirando as atitudes da personagem principal, todos os outros foram muito bem construídos. Jasmim simplesmente é chata e idiota. Ingênua e lerda. Mas Cacá nos compensa com todos os outros. Gabe que tive vontade de esganar o livro todo, é o personagem que mais nos deixa com a pulga atrás da orelha. E junto com ele Cacá nos envolve com muitos outros, até no final todos se ligarem por algum motivo. Até quem menos imaginamos. 


d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc) 
A Dracaena mandou muito bem na qualidade de OUB. Tirando lógico, alguns erros de português que não deveriam existir, (já não é a primeira nem a segunda vez que a Dracaena deixa a desejar nesse quesito). A diagramação é simples e muito boa, as páginas são aquelas amarelas que eu tanto amo.

e) Comparação com outras obras do gênero 
Não espere nada de diferente no arcabouço de leitura de OUB. Assim como Crepúsculo e tantas outras obras, OUB nos conta a história de uma garota que tem um contato com o sobrenatural e se apaixona por ele. O que Cacá sai na frente é pelo aspecto que ela levou a narrativa. Um ser totalmente novo nas histórias de romances juvenis. Vale a pena conferir.


NOTA: 4,5

2 comentários :

  1. O livro parece-me ser bem interessante pelo que li na sua resenha. Gostei da resenha e pretendo ler mais adiante.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler e gostei muito. Gabe foi simplesmente Gabe... Recomendo e quero ler o próximo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir