sexta-feira, 22 de março de 2013

Glossário do Jau


Hey apples!

Eu reconheço que falo umas coisas diferentes de vez em quando... Então resolvi fazer uma publicação com uma explicação para alguns termos que se repetem e que nem sempre são entendidos.  =D

Diagramação: Tenho certeza que quase todo mundo conhece e até usa a palavra. Mas acho importante dizer que a Diagramação vai além de “arrumar”. O diagramador deve levar em conta o tipo de impressão, o tamanho do papel, o tamanho do texto, o tipo de texto, os conceitos que carrega e as especificações da editora e do autor. Com isso ele define as tipografias usadas, o tamanho das margens, o espaçamento entre as letras, palavras e linhas, o tipo de papel, as aberturas de capítulos e o lugar que cada coisa vai. Além disso ele também define numeração das paginas e pequenos ornamentos. É importante dizer também que Diagramar e Editar são coisas totalmente diferentes. O diagramador é responsável pelo visual do texto. O editor pelo texto em si.

Equilíbrio: Todas as formas direcionam o olhar para algum lugar. Quando o cara faz a parte de dentro de um livro ou a capa, ele deve projetar pensando nisso. Uma composição sem equilíbrio direciona o olhar para o nada, dando a sensação de que falta algo.

Folhas de rosto: Primeiras e ultimas páginas do livro. Em brochuras é comum ela estarem coladas à capa. As folhas de rosto da frente normalmente têm só o titulo do livro. A segunda folha de rosto as vezes tem o subtítulo, o autor e a editora. Os versos dessas paginas normalmente contem informações técnicas do livro. 

Colofão:  Um pequeno paragrafo que fica na ultima pagina do livro. Ele geralmente mostra termos técnicos, como o tipo de papel, a tipografia usada, onde foi impresso e para que editora.

Contra capa: A parte de trás do livro.

Laminação: É uma camada de plástico colada em altas temperaturas. Ela dá uma certa dureza e protege o papel. As capas de brochura geralmente são laminadas. Tanto que dá pra perceber que ela tem texturas diferentes no lado de dentro e de fora.

Lombada: O lado do livro onde a capa dobra.

Orelha do livro: Esse muita gente conhece, mas é bom falar mesmo assim. A orelha do livro é a extensão da capa que fica dobrada para dentro. Ela serve para garantir que a capa não acabe dobrando ou empenando para fora. É comum ter resumos, sinopses, comentários e informações sobre o autor nelas. E não, ela NÃO é um marca-paginas. U.U

Serifa: É aquele rabinho que algumas famílias tipográficas têm. Ele dá uma impressão de chão e direciona o olhar de uma letra pra outra, facilitando a leitura.

Tipografia: são as formas que as letras têm. Existem vários tipos (fontes) diferentes. Isso eu tenho certeza que você já sabe. Mas o formato que eles tem influencia no jeito que agente compreende e se relaciona com o texto. O estudo da Tipografia é uma corrente do Design que tem MUITOS adeptos devido a sua importância.

Bem é isso. Espero ter conseguido explicar direitinho.

Se você tem mais alguma duvida, deixa aqui nos comentários que eu prometo que explico. 

;D

Nenhum comentário :

Postar um comentário