sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Beco Musical do Led #02




Quando te falam em música da Escandinávia, você provavelmente pensa em caras parecidos com o Hagar, tocando tambores, gaitas de fole, rabecas e flautas de pele de carneiro.
Se eu tirei a imagem de dentro da sua cabeça, não se preocupe: O Folk Clássico era assim mesmo. Mas o norte gelado europeu tem jóias de música moderna que você ainda não conhece, e hoje nós vamos mudar esse quadro!

Hjaltalín
A primeira banda de hoje é o Hjaltalin, que faz muito sucesso na Islândia. A banda se uniu no conservatório da faculdade de Reykjavík em 2004, sob influências mistas de indie moderno, música clássica e pop dos anos 60: 
Além dos vocais, baixo, guitarra e bateria, eles se apresentam com teclado, fagote e violino.

O segundo álbum lançado, Terminal (2010), foi vencedor na categoria "Álbum do Ano" no Icelandic Music Awards de 2010, e lhe rendeu uma participação no Sziget Festival, da Hungria, um dos festivais culturais mais importantes da Europa.
(Eu ainda comento sobre o Sziget quando fecharem o Line-Up deste ano!)
Curtam um pouquinho as minhas preferidas:




Kakkmaddafakka

Kakkmaddafakka é norueguesa, e encara um indie rock com influências animadas do Hip Hop, Reggae e R&B. 

A banda começou na brincadeira, quando amigos de colégio, todos formados em música, se reuniram para tocar uma vez no clube Ungdomshuset 1880. A recepção de suas músicas escrachadas e rebeldes foi tão positiva que eles decidiram continuar se apresentando juntos, e lançaram seu primeiro EP ainda em 2006.
Em 2008, o reconhecimento pelo bom trabalho veio com a indicação para Best Norwegian Act no MTV Europe Awards.
Dêem uma olhada nos hits do último álbum, Hest (2011):


Non Tiq



Nora Lidkvist (Non Tiq para os amigos) é destaque na mina de ouro musical sueca. Com o sonho de uma carreira musical, e uma voz cativante, Non Tiq procurou produtores musicais em Esocolmo até encontrar Karol Machata, que se impressionou com suas letras cativantes, recheadas de carga emocional, e mesmo assim dançantes do indietrônica da menina.
O debut do primeiro álbum está planejado para 2013, mas ela os primeiros singles já deixam com água na boca:


É isso por hoje! Espero que gostem :)
Led.

Um comentário :

  1. Adorei as indicações, Led.
    Particularmente, gostei muito de Hjaltalin e de Non Tiq!!

    ResponderExcluir