quinta-feira, 11 de abril de 2013

[RESENHA] - O Último dia Antes do Fim do Mundo



Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo. 

INFORMAÇÕES:
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 0
Ano: 2012
Páginas: 250
Skoob: [LINK AQUI]







***



O que você faria se soubesse que hoje seria o último dia antes do fim do mundo? Os escritores do Ases da Literatura, vem com essa maravilhosa antologia para mostrar a você em diferentes perspectivas, as inúmeras reações do ser humano mediante a essa noticia.



Para alguns o fim do mundo sempre existiu, para outros o fim do mundo é realmente o último dia de suas vidas, para outros, ainda há novas etapas depois do fim ou o fim simboliza um recomeço. Enfim, você encontrará nessa antologia verdadeiras obras de arte que mergulham fundo na vida de seus protagonistas, nos oferecendo diversão, entretenimento e muitas vezes reflexão.


Eu havia pensado primeiramente em comentar todos os contos aqui com vocês. Mas são 20 contos, e se com uma única história eu já escrevo meio mundo, com vinte então ficaria gigantesca essa resenha. 

Pois bem vou dar um apanhado geral da antologia e depois comentarei algumas das obras  que eu mais gostei.

Todos os contos foram muito bem escritos. Realmente Lycia Barros fez um ótimo trabalho trazendo esses nomes para nossa literatura. Lógico que entre um conto ou outro, acabamos nos apegando mais em alguns.
Não encontrei erros de português e as narrativas têm um timing muito bom. Cada autor explora um ponto diferente com relação ao se humano, e essa exploração gerou resultados muito bons de se ler.
__________________________________________________________________________________

A Integração - Por Adriana Ramiro

Nesse conto Adriana Ramiro segue uma linha bem diferente em sua narrativa. Não há nada de explosões, guerras ou qualquer coisa do tipo. Ela relata a vida de Helena e como a mesma encara o fim do mundo. Com um final surpreendente e que me fez ficar de boca aberta, esse é um conto que recomendo ler com calma, e ler novamente após terminar.

"Vou continuar vivendo - ela respondeu. Mesmo que aquele fosse o fim, coisa que ela duvidava, de alguma forma cria que continuaria vivendo."


Não faça de sua vida um rascunho. 
Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo.






_______________________________________________________________________________

Sollaria - Por Fábio Abreu

Em sollaria Fábio nos traz uma história eletrizante. Com um timing muito bem empregado, a humanidade passa por uma difícil situação. O Sol que conhecemos e que brilha forte lá no alto está morrendo. Com o sol se findando o mundo começou a congelar. Há apenas uma opção de toda a terra se salvar. Essa única chance está nas mãos de uma jovem que possui uma alma tão pura que faz até o sol sentir inveja. A partir de uma estranha e antiga profecia, os protagonistas começam a correr contra o tempo para poder impedir o fim do mundo. Muita aventura espera você em um dos contos que eu mais gostei nessa antologia.

"... Segundo a lenda, uma criança surgiria com uma alma tão pura quanto a própria luz, e seria portadora da salvação. A alma pura, que mesmo a luz do sol inveja, trará de volta o brilho da esperança aos homens. Sangue, sacrifício e fé serão preciosos para que o fim seja o começo."


_______________________________________________________________________________

O Último Dia - Por Augusto Assis

Augusto abordou o tema através da vida de Adriel. Uma pessoa que não teve muitas chances na vida e agora se encontra na vida clandestina do submundo do crime. Nessa história o autor nos mostra como nunca é tarde para mudarmos por aquilo que acreditamos. o último dia foi um dos contos mais sossegados, porém instrutivo que a antologia apresenta. é um conto curto, porém com um significado enorme.

"Embora tenha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim."

_______________________________________________________________________________

Cinza - Por Fernando Brandalise

Esse conto além de deixar o leitor com as pulgas saltitando metros de alturas (certo pulgas não saltam tanto), ele nos traz temas que realmente todos nós deveríamos analisar em nossas próprias vidas. 
Paulo está vivendo seu último momento na terra. o Mundo se vê em uma guerra entre as nações, e o fim está próximo. Uma verdadeira Guerra Nuclear está a caminho de muitos países do globo terrestre e o brasil é um deles. 
Mas em meio ao pânico, em meio a morte iminente, nosso protagonista escolhe voltar a atenção aquilo que lhe é de maior valor, e que, ao longo do tempo não conseguiu reparar direito: sua família.
Nesse conto paulo nos ensina, nos cativa e nos faz pensar em nossos valores. Muitas emoções que valem a pena conferir.

"Pois esta é a primeira e a única regra sobre o poder: Não importa o quão poderoso seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo."


_______________________________________________________________________________

O Último pôr do Sol  - Por Glau tambora

Nesse conto Glau mantém um suspense do começo ao fim. Ela conta a vida de Surya e seus talentos em ter sonhos premonitórios. Misturando a realidade, imaginário e o celestial, Glau nos faz entrar no mundo de Surya e desfrutar de seus medos, e receios. Surya recebe a visita de um anjo de luz, nessa hora o tempo real para, e ela contempla o futuro. Será que ela poderia se livrar do que está por vir? Ou será que ficaria presa por toda sua vida no último dia antes do fim do mundo?

" Não havia tempo ou espaço físico apenas a Eternidade na escuridão sem sol naquele mundo vazio."

_______________________________________________________________________________

Amor em meio à Guerra - Por M. J. Atalaia

Esse foi um dos contos que mais mexeu comigo. Mateus conseguiu me deixar comovido com o final surpreendente que a história rumou. Nela conhecemos a vida de Sônia, uma moça que está em meio á guerra na União Soviética e está fazendo um trabalho de varredura a fim de encontrar soldados feridos da guerra. Mas um fator inesperado acontece. Sônia que faz parte dos países da Aliança acaba encontrando um Alemão ferido, e como seu senso de justiça e humanidade é alto ela o leva para a Colmeia, o lugar secreto onde eles cuidam dos feridos. Poderia a guerra e a diferença das raças sobrepor ao amor que dela nasceu para com o soldado alemão? O que você faria? infligiria todas as leis e a segurança de sua família por um amor verdadeiro?

"O pai de Natasha sempre disse que o fim do mundo aconteceria para todos. Quando ele disse aquilo, ela não havia entendido, pensava que o fim do mundo só aconteceria para os últimos seres humanos. ela estava completamente enganada."
_______________________________________________________________________________

O Fim do Mundo de Ava - Por Lucas Odersvank

Essa história me cativou de uma maneira tremenda. Ava e sua irmã me arrebataram pela forma que Lucas leva a narrativa. Ava a mais velha, vive com nana, sua imã em uma colônia religiosa. Vive uma vida miserável, e não há qualquer perspectiva para elas. Em um dia decisivo na colônia, elas decidem fugir daquele lugar.
Os Puros, como eles se autodenominam, (ou um bando de malucos, como eu os denomino), previram que o mundo iria acabar naquela noite. Etão Ava e nana fogem sozinhas para aquele deserto imenso.
Conseguirão elas fugir realmente do fim do mundo? Ou apenas estaria adiantando o fim de suas própias vidas?

"Ava estava decidida a ir pra longe, bem longe daquele lugar, o qual ela tinha certeza que seria arrastado para o inferno antes de todos os outros. Precisava chegar às margens distantes daquele deserto infinito onde haviam crescido, pois sabia que estariam tão longe que nem o fim do mundo as alcaçaria."

_______________________________________________________________________________


Lírios para Antonieta - Por Carolina Cequini

Outro conto que me cativou de uma maneira soberba foi esse. Cequini escreve muito bem, e ao contrário dos outros contos, ela mantêm estável a tensão, embora esteja ali. Ela constrói uma leitura agradável, sem pressa... gostosa. Uma característica que vale ressaltar é que ela traz uma aproximação tremenda do leitor para com seu protagonista. Gustavo é um personagem cativante, com uma história maravilhosa. será que conseguira levar os lírios para sua amada Antonieta antes que o fim do mundo chegue?

"Fora ali que eles se conheceram, ali onde tudo começou. Ela era tão linda naquela época! Usava quase sempre um vestido com estampa de lírios amarelos..."
_______________________________________________________________________________


Despertar - Por Paula Scaf

Esse é recomendadíssimo. Scaf soube dosar muito bem as características de seu personagem com a quantidade de emoção plantadas na cena.  Martins e seu cachorro Charuto (Isso é la nome de colocar em cachorro? - srsrsrsr), se levantam em uma certa manhã e descobrem um céu diferente do que estão acostumados a ver. A cidade virou um verdadeiro caos, mas nosso protagonista continua levando sua vida normalmente. ele não liga para a atual situação do mundo e acharia é até bom se realmente o mundo terminasse. Mas será, na real, que conseguirá manter essa calma até o fim? Será realmente o fim para todos? 

"Eu se fosse Deus, já tinha dado um Geme Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo."


_______________________________________________________________________________

Critérios de avaliação: 
 
a) Arte da capa.

A editora Novo Século mandou bem na capa dessa antologia. Embora o abuso da cor preta foi grande, gostei da mensagem passada através do trabalho de Hugo Breves.

b)Trama

Existem contos para os mais variados gostos. Cada um com sua peculiaridade, eles abordam temas interessantes e muito bem criados. Os personagens são fortes. Em alguns poucos contos eu senti falta de um endossamento maior na trama, alguns ficaram vago s  e senti que faltava algo mais. O que mais me chamou a atenção foi o timing da leitura, que correu muito bem.



c) Caracterização de personagens

Há personagens de todos os tipos no Último dia Antes do Fim do Mundo. Muito bem criados, em todos os contos, são personagens cativantes e bem construídos.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc)

Publicado pela editora Novo Século, meu exemplar é um brochura, com folhas amareladas não porosas, o que é a minha preferência. Não gosto das folhas brancas.
O livro foi muito bem diagramado e revisado, não encontrei erro algum seja de digitação ou qualquer outro.O que dá um toque especial são as gravuras de Robson Gundim, que além de fazer ótimos desenhos para a obra, também participou com um conto.

e) Comparação com outras obras do gênero

A antologia está de parabéns, São contos realmente dignos e com excelente qualidade. Lycia Barros junto com a editora Novo Século fizeram um ótimo trabalho.


NOTA: 5


4 comentários :

  1. Eu estou adorando livros com contos e fiquei bem curiosa com esse, acho que eu quero!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela bela resenha Moisés. Este livro é bem diferente e chama a atenção pelo tema, empregado de tantas formas diferentes. Nós do Ases da Literatura ficamos muito felizes em saber que gostou do livro!

    ResponderExcluir
  3. Moisés, seu lindo!!!! Estou sem palavras para descrever a emoção que estou sentindo neste momento ao ler a sua resenha!!!! Fabulosa, sem dúvida e mais ainda por ter entendido o momento de Surya! Parabéns e Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, foi bem diferente das quais eu conferi. Super calibrada e sincera. Concordo com a Cris, o livro é diferente... E um obrigado pela menção, as gravuras retratam de forma singular cada um dos contos. Abraço!

    ResponderExcluir