sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Take a Star #2 - Indigo Girls


Olá, gente linda! (:

Fiquei numa dúvida enorme na hora de decidir se indicava ou não esse livro, mas vamos lá.

Sim, eu entendo que provavelmente ninguém por aqui (ou será...?) leu ou ouviu falar no tema de hoje do Take a Star. The Indigo Girls é um livro que até onde eu seu não foi lançado no Brasil. É o segundo de uma série de livros avulsos, de autores diferentes, chamada Girlfriend Fiction Series. Como o próprio nome já diz, o alvo é o público feminino, mais especificamente as adolescentes.


Eu diria para lerem a série inteira, mas o único livro que li por enquanto é The Indigo Girls, que se encaixa perfeitamente no tipo de obra que eu quero indicar nessa coluna. Para quem tem um inglês razoável, vale a pena conferir.

A autora, Penni Russon, conta a história de Tilly e Zara, duas adolescentes que não poderiam ser mais diferentes (a nerd e a abelha-rainha). Junto com Mieke (a artista), elas foram as Indigo Girls durante as férias de verão pelos últimos anos, unindo-se para fugir do tédio e formando laços de amizade. No entanto, nesse ano Mieke vai chegar atrasada, o que deixa duas garotas completamente diferentes sem uma amiga em comum no meio para mesclar suas personalidades. É sobre isso que o livro fala: Adaptação, dúvidas, amizade.

Apesar de ser um romance tipicamente feminino e adolescente, The Indigo Girls atingiu um soft-spot no meu coração e é por isso que gostei tanto do livro. Ele consegue falar dos dramas, das coisas boas e também das ruins, dos problemas e das pessoas em geral, mas ao mesmo tempo consegue se manter fiel à sua proposta – entreter um público jovem de maneira light.  É um livro que explora um pouco mais da aventura que é a adolescência (nossa, como eu estou velha, falando da adolescência como se fosse algo distante...) e não parece forçado, tem momentos sérios sem perder o humor, fala de crescer sem deixar para trás a juventude e, talvez o ponto forte de toda a narrativa, fala de dúvidas. Grandes, pequenas, indissolúveis. Sobre personalidade, destino, futuro, presente, vida, morte, amor e outras banalidades.

Sim, dava pra eu ter indicado provavelmente uma centena de livros com tema parecido e em português, mas só lendo pra entender o quanto Indigo Girls é interessante e especial. É uma mescla deliciosa de questionamentos, segredos e romance. O livro fala com o leitor de tantas maneiras e sobre tantas coisas que, no final das contas, poderia ser algum outro livro, mas tinha que ser The Indigo Girls.

5 comentários :

  1. Não conheci. É a primeira vez que leio alguma coisa sobre esse livro. Gostei muito do post pois me apresentou algo que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maristela! Espero que o Take a Star continue trazendo conteúdo legal pra vocês leitores (:

      Excluir
  2. Olá Maristela... Eu também não conhecia... eu gostei desse diferencial que a Regina vem apresentando aqui nas colunas dela...
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não conhecia mesmo esse livro, muito legal a dica.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liziane...
      Obrigado pela visita...
      Vou dar um pulo lá no Lilicasg...
      Bjus!

      Excluir