sábado, 17 de novembro de 2012

[RESENHA] - Legna


Olá Pessoal
 
Hoje veremos a resenha de Legna, obra do autor nacional Alexandre Apolca publicado pela editora Dracaena.

 
INFORMAÇÔES:
Edição: 1
Editora: Dracaena
ISBN: 9788582180112
Ano: 2012
Páginas: 496
Autor: Alexandre Apolca


 Skoob: [LINK AQUI]




 

Eu fiquei muito surpreso com a história de Legna. Entrei para o Book-Tour do livro pensando que falaria sobre um assunto e o livro se revelou totalmente diferente do que eu esperava; mas o engraçado é que eu adorei isso. A primeira coisa que devo falar é: Não leia a sinopse do livro. Srsrs, isso mesmo. Ela está abarrotada de Spoilers. Então não leia, por isso eu nem a coloquei aqui.



Apolca nos leva em sua obra a conhecer a vida de Legna, uma garota simples, sem muitas ambições e que mora em Miami – EUA. Legna é linda (me apaixonei por ela) e um personagem muito forte; gostei disso. Ter um personagem forte como é Legna, torna a própria história forte. Nela, o autor coloca todos os anseios, desejos, medos e incertezas que uma mulher pode ter. Ela sai de sua zona de conforto e finalmente vai a Paris morar com seus pais.







E é nessa cidade MARAVILHOSA, que a maior parte da história ocorre. Lá Legna viverá uma paixão ardente na cidade mais linda do mundo para se viver isso. Não conhecia muito Paris, apenas o que via nos filmes e tal, mas adorei passear por suas ruas, indo a lugares maravilhosos que eu nunca imaginaria conhecer.








Você viverá na pele de uma universitária que faz o curso de Essências em uma universidade de Paris, e ali Apolca trabalha em vários conflitos, muitas vezes até simples e que vivemos em nosso dia-a-dia. Ele faz de sua história uma verdadeira realidade, com personagens muito bons e interessantes. O que me decepcionou foi o excesso de descrições referentes às ações da personagem principal, já que a história é escrita em primeira pessoa. Se ele tivesse investido mais nas descrições dos sentimentos e sensações  de Legna, o livro ficaria muito melhor. A história tem reviravoltas extasiantes, algumas vezes eu tive que parar, fechar o livro e gritar: “Véiiiiiiiiiii”. Mas senti falta de Alexandre manter este êxtase por mais tempo. Principalmente no final, que é bom, mas não me deixou com o frenesi que eu esperava.



Há alguns elementos que eu simplesmente amei nesse livro. Infelizmente eu não posso falar aqui porque seria um baita de um spoiler, mas as associações que o autor faz com dóis outros personagens me instigou em muito na história. Em suma, é um livro muito bom para se ler. Recomendo, para maiores de 15 anos, devido a cenas um pouco mais fortes para idades abaixo dessa faixa etária. Acho super importante essas dicas de censura e acredito que ela deveria ser obrigatória em todos os livros. Mas é nosso Brasil né, então.... 



Alexandre também soube trabalhar muito bem as cenas mais picantes da obra sem deixar ficar piegas. Ele te faz querer estar lá com sua personagem principar (ou no caso das memins) com Sayed. Ele é o galã da história. Meninas, preparem seus corações para não infartarem. Alexandre coloca nele todas as qualidades que vocês mulheres procuram em um homem. É ele que vai fazer Legna se derramar de amor e prazer na história. Mas junto com sua beleza ele também carrega segredos que pode coloca-la em perigo.






Outro ponto forte é que Alexandre nos mostra bastante história do mundo, lendas e muito mais. Um ponto muito positivo é que parte da história se passa aqui no Brasil, achei isso muito bacana.


Critérios de avaliação:
a) Arte da capa:
A capa de Legna me arrebatou. César Oliveira fez um trabalho perfeito, conseguiu com perfeição representar a obra de Apolca. Uma das melhores capas desse ano.
b) Trama:
O enredo de Legna é bem construído, mas o autor peca nos excessos de descrições que a personagem faz, e também peca em não conseguir segurar o êxtase por muito tempo. Mas mesmo com essas faltas o livro possui um enredo muito bom. Os pontos de virada da história deixam o leitor de cabelo em pé.
Também não gostei de algumas afirmações citadas pela personagem durante a história, essas afirmações vem entre parêntese e achei todas, sem exceção, desnecessárias.

c) Caracterização de personagens:
 É interessante a construção dos personagens de Apolca. Ele os fez parecerem reais, com atitudes que se assemelham à realidade, além de seus personagens serem bem fortes, o que faz a obra ganhar ponto. Apenas não gostei de algumas atitudes tomadas por parte dos pais de Legna (personagem principal), muitas vezes me deixou pensando se realmente eles tomariam algumas das atitudes que tomaram.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc.):
Por ser um livro grande, acredito que a editora Dracaena deveria ter feito um livro mais forte. Tive todo o cuidado (mais do que eu já tenho), mas a capa do livro é bem frágil. A qualidade do papel é boa, mas não fica tão firme pela capa ser tão mole. As folhas são aquelas amareladas e não tão porosas; gosto bastante desse tipo de folha. O livro possui uma diagramação muito boa.
e) Comparação com outras obras do gênero:
O autor nos traz um tema ao mesmo tempo em que não é novo, pode se dizer que é. Não posso explicar se não dou spoiler, só lendo para saber, mas gostei demais das revelações contidas na história.


Nota: 4,1


Licença Creative Commons
Resenha - Legna de Moisés Suhet é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://edensaga.blogspot.com.br/.

5 comentários :

  1. Resenha boa, me deixou com vontade de ler! :p

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da editora Dracaena, talvez esse livro seja um bom livro para começar. Gostei bastante da sua resenha (e das "fotos dos personagens", deu um tchan hehe).

    Abraços.
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlws elder.. Já li algumas obras da Dracaena.. e as que li eu gostei..

      Excluir
  3. O livro parece ser mesmo interessante.

    Parabéns pela resenha, Moises!
    Está ficando técnico, hein? Isso é bom, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir