quinta-feira, 4 de julho de 2013

[RESENHA] - Outono de Sonhos



Outono de Sonhos é o primeiro volume da Série Foi Assim que te Amei. Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor.






***



Outono de Sonhos nos traz uma tórrida história de amor. 
Com uma linguagem simples e uma narrativa bem leve, Adriana explora a vida e os sentimentos de Helen, sua personagem principal. Uma jovem ingressando na faculdade e que está começando a conhecer novos amigos.
Ao contrário de outros livros do gênero, Helen não fica se achando feia toda hora, nem se torna insuportável com suas atitudes. É uma garota de 18 anos e fiquei muito feliz em saber que ela se comporta como tal.

O primeiro ponto de virada relevante que acontece na história é quando Andrew aparece na forma de uma figura do passado através de rumores na faculdade. Helen é chamada para dar continuidade a uma obra que ele havia deixado parada há um ano. Um projeto da faculdade. Uma história de amor, que conquistou os leitores de todo o campus.

Mas o que Helen não esperava é que sua curiosidade para conhecer realmente esse cara, iria aumentar de forma exponencial. Quem é Andrew? Porque ele parou de escrever? Porque não vem mais a faculdade? O que será que acontecer com ele?

Essas são algumas das muitas perguntas que nossa personagem principal se depara e que se torna a força motriz para que o romance aconteça.

Com vários personagens na trama, eles apenas tomam presença secundária.

O que gostei na história é que Adriana Brazil nos passa uma história linda, com uma mensagem necessária e grandiosa. Nos ensina a vencer obstáculos, não temer o desconhecido, e acima de tudo, confiar e amar nossa família, assim como também nossos amigos.

Ela relatas assuntos importantes, mas que não devo dizer aqui para que seja uma surpresa pra vocês. Confesso que me comovi com o modo de viver de Andrew, e pelo que a vida lhe causou.

Outono de Sonhos com certeza é um romance lindo de se ler, e que vale a pena cada página lida.

O que não gostei da obra é a muita melação em que os personagens principais vivem. Tudo bem que é um romance arrebatador, mas teve horas (e isso não é porque sou homem , já vou avisando), que as falas se tornaram enfadonhas, devido aos muitos "Eu te Amo".



Critérios De Avaliação:

a) Arte da capa: 1
A capa de Outono e Sonhos é linda. Uma imagem que enlaça a obra perfeitamente e nos remata a incrível história de amor que está contida nas páginas do livro. O mais interessante é que a mulher da capa é a própria Adriana Brazil. Tirada em uma viagem que ela fez.


b) Trama: 0,6
A trama ela possui ótimos pontos como um todo, mas senti que faltou exploração maior de pontos de viradas e tensão. Adriana Abusou do romance sim, mas limitou-se sua obra ao gosto feminino. Poderia ter acrescido alguns pequenos detalhes para atrair mais o publico masculino.



c) Caracterização dos personagens: 1
Ao contrário do habitual, a autora construiu muito bem seus personagens. Mantém o foco sempre nos personagens principais, e não dá muita importância nos secundários, o que traz uma leitura mais leve e rápida, sem muito envolvimento de tramas secundárias.



d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.): 1
A diagramação é bem simples e boa para a leitura. Apenas nos começos de cada capítulo e no alto da página a uma folha simbolizando o outono. Como a maioria dos livros da editora Novo Século, o material é muito bom, mas as folhas são brancas e pesadas. Em todo o livro, eu encontrei apenas um erro de concordância, ou a editora fez seu trabalho correto, ou a autora fez um ótimo trabalho de revisão antes de enviar o manuscrito para a editora, e vendo os livros atuais da editora, acredito que a segunda opção é a verdadeira.



e) Comparação com outras obras do gênero: 0,7


Não tem como eu deixar de falar no quesito personagem principal. Adriana acertou em cheio em fazer uma personagem principal de romance sem ser chata, sem achar que é feia e que não merece o homem da vida dela.



Isso pra mim foi o diferencial da obra. Por outro lado ela abusou do romance e deixou muitas falas enfadonhas e chatas, por ser repetitivas. Então está equilibrado. É uma boa pegada par ameninas que curte muito romance, mas os homens vai sentir falta de pegadas mais tensas, porque não tem no livro.



Ela poderia ter investido mais nos carros de Andrew, nos jogos de futebol talvez, algo que atraísse mais o publico masculino.



NOTA: 4,1

Um comentário :

  1. Se eu não estivesse dando um tempo desse tipo de livro de romance, eu diria que já,já iria ler.
    Gostei bastante da sua resenha. E achei interessante como expôs sua avaliação do livro, ainda não tinha visto um blogueiro que mostrasse dessa forma.

    Um ótimo final de semana

    ResponderExcluir